PUBLICAÇÃO

Frei Betto: Eu me descobri escritor graças as lições de casa

Um dos momentos mais marcantes da minha vida escolar - e da minha infância - tem a ver com a lição de casa. Eu tinha 8 anos de idade e minha professora, dona Dercy Passos, entrou na classe com um maço de redações que havíamos feito como tarefa doméstica. Começou a analisar em voz alta uma por uma, listar os erros e problemas... Os alunos atentos e eu pouco aflito que nunca chegava a minha. Fui o último a ouvir os comentários sobre minha composição, que recebeu elogios. Todos deviam fazer como o Carlos Alberto, que não pede aos pais para escrever o trabalho no lugar dele, disse ela. Foi quando me descobri escritor.

Volta e meia esse episódio me vem à mente, e olha que já estou no 54º livro, que acabo de entregar para a editora - um deles, chamado "Alfabetto", foi minha autobiografia escolar, do jardim de infância à universidade. Jamais me passava pela cabeça que os pais de alguém fizessem o dever no lugar do aluno. Depois desse episódio, então, é que me dediquei ainda mais às redações. Naquela época chamávamos de composições, razão pela qual comecei a me sentir meio como um músico, ou seja, um compositor quando me sento para escrever.

Era muito caprichoso no dever de casa. Nos meus tempos de estudante, a tarefa tinha de ser bastante apresentável, com bom aspecto, ainda que no meu caso o conteúdo às vezes fosse falho. É que, descobri apenas adulto, sou uma pessoa monotemática: se me interesso por uma disciplina, vou fundo nela. Dependia do ano, do meu interesse e da capacidade pedagógica do professor em me cativar.

A lição de casa serviu para eu descobrir também o meu lado pesquisador. Sem a disciplina que adquiri graças a ela, teria sido difícil escrever alguns livros que exigiram muito estudo, como "Minas de Ouro", que saiu em 2011 após treze anos de estudo sobre a história de Minas Gerais, meu estado natal.

O dever de casa facilita algo fundamental na nossa formação que é a síntese cognitiva, elencar as informações. Lembro que minha mãe sempre obrigava meu irmão e eu a lermos muito. A gente esparramava um monte de enciclopédias e dicionários na mesa da sala de jantar... Era um momento especial, que acho que todo mundo devia cultivar com os filhos. Não pode ser algo tolerado, com um olho no dever da criança e outro na televisão. Para o filho tem de ser um dever, para o pai ter de ser um prazer.